terça-feira, 27 de dezembro de 2011

EBD Editora Betel - O nascimento de Jacó

COMENTÁRIO BÍBLICO MOODY


Texto Áureo

“Faz com que a mulher estéril habite em casa, e seja alegre mãe de filhos. Louvai ao Se­nhor”.
Sl 113.9

Vemos o Altíssimo e soberano Deus operar milagres desde o início do Gênesis. Suas obras são sem par nem medida. Sem princípio nem fim é o nosso Pai. Ele tanto conforta-nos e nos concede filhos espirituais, como abre a madre àquelas impossibilitadas de gerar ou de dar à luz (umas mulheres geram, mas não podem entrar em trabalho de parto). Louvemos ao Criador por seus feitos insondáveis.

Verdade Aplicada

Deus concede vida onde há esterilidade, vivifica onde há morte, pois ele é o autor da vida.

Objetivos da Lição

Apresentar que sempre te­mos motivos para confiar no Senhor;

Ainda que o nosso homem exterior não encontre motivos para louvá-lo ou, ainda que nosso intelecto não o enxergue, louvemos a ele por ser o único digno (II Co 4:16, Sl 48:1, 96:4). Se formos humildes e contritos, sempre teremos lugar para o Espírito Santo nos consolar e nos ensinar, pois ele nos ensina todas as coisas e conhece o interior de Deus (I Co 2:10).

Ensinar que, mesmo diante do impossível, Deus tem a so­lução para os que esperam nele;

Quando colocamos nosso coração em Deus e em sua Palavra, buscando as coisas que são do Alto, ele traz o impossível ao nosso espírito (Mt 19:26 ). Nem mesmo a morte, significa fracasso: ela significa a glorificação do fiel (Jo 11:25, Ap 7:9-17).

Mostrar que nada pode impe­dir os propósitos de Deus.

Quando chega o tempo dos desígnios eternos se materializarem, nada pode deter seus cumprimentos ou manifestações. Tudo o que está escrito, se fará (Is 43:13).

Textos de Referência

Gn 25.20   E era Isaque da idade de quarenta anos quando to­mou a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu, por sua mulher.
Gn 25.21   E Isaque orou instan­temente ao Senhor por sua mu­lher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.
Gn 25.22   E os filhos lutavam dentro dela; então, disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi-se a perguntar ao Senhor.
Gn 25.23   E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas: um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.

Sara, Rebeca, Raquel e Ana, todas foram estéreis e portanto sem filhos até uma certa idade. Foi uma experiência trágica para cada uma delas. Isaque orou ao Senhor por sua mulher. O verbo hebraico 'eitar significa "orar suplicando", ou "implorar". Quando usado no sentido passivo, indica que o sujeito foi vencido pela oração e atendeu. Isaque orou fervorosamente por sua esposa estéril, e Jeová submeteu-se às suas súplicas. Rebeca deixou de ser estéril e concebeu. A oração incessante recebeu a recompensa divina.
                                                                       Comentário Bíblico Moody Gênesis (cap 25)

O maior servirá ao menor (23). A mensagem inteira é poética em sua forma e os paralelismos são bem claros. O domínio de Israel sobre Edom se originou aqui. Edom ("o mais velho") foi subjugado por Davi ("o mais moço"); ver #2Sm 8.14. Como um vestido cabeludo (25). Mediante #Gn 27.16 temos alguma idéia da extraordinária aparência da pele de Esaú. Ocasionalmente se noticia o nascimento de uma criança com pele de vaca, mesmo nos anos recentes. Alguma coisa parecido com isso deve ter sido o caso de Esaú. Jacó (26). Lit. "que segue os calcanhares de outro", isto é, "suplanta". A idéia transmitida é a de um perseguidor determinado e incansável que, uma vez alcançando seu adversário, derruba-o por terra. Ver #Gn 27.36; #Jr 9.4; #Os 12.3. Era Isaque da idade de sessenta anos (26). Esses dois netos de Abraão conheceram seu avô por quinze anos.

                                                                                       O Novo Comentário da Bíblia - F. Davidson (Gn 25)


GLOSSÁRIO
Dirimir: Anular, dissolver, extinguir;
Onisciência: Atributo pelo qual Deus conhece perfeita e eternamente todas as coisas passadas, presentes e futuras; e
Ressalva: Restrição, exceção, reserva.

LEITURAS COMPLEMENTARES

·     Segunda feira: Gn 11.30
Sarai foi estéril, e não tinha filhos.

Apesar de Abraão ter muitas posses, não tinha filhos. A formação da nação de Israel começou com uma promessa de herdeiros a uma família sem filhos, um casal já muito idoso e ao nascer o filho do milagre, este é pedido em sacrifício. Em Abraão temos a chamada e em seu neto, Jacó, a formação da nação eleita.

·     Terça feira:  Gn 25.31
Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.

            O nome Jacó, faz referência ao seu nascimento. Ele saiu do ventre agarrado ao calcanhar de seu irmão, já suplantando. Vemos vários enganos do patriarca tentando conquistar o que Deus havia prometido (Gn 25:23). Aqui Jacó está negociando por bagatela, a primogenitura de seu irmão mais velho. Algo que por toda a sua vida lhe custou muito mais caro do que ele podia imaginar.

·     Quarta feira: Gn 29.21-35

Aqui lemos sobre um costumeiro enganador trabalhando e requerendo o que lhe seria justo porém, trabalhou por Raquel, e recebeu Leia. Nota-se aqui que Deus abriu a madre à Leia, pois estava ela em seus planos para a linhagem de Cristo. Esta só parou de gerar após dar à luz Judá, de onde veio o Messias; havia cumprido sua missão! Note-se seu comentário pessoal: “..esta vez louvarei ao Senhor... (v.35)”. Judá significa louvor.
Os dois casamentos foram feitos bem próximos, separados por sete dias (Jz 14:12) dos festejos, ao menos (“...cumpriu a semana desta” fala da festa em si : o pagamento já havia sido feito). É quase consenso entre os eruditos que, para aplacar Jacó do engano que sofreu, Raquel tenha sido dada a ele antes de pagar os outros sete anos tratados. O casamento de um homem com duas irmãs seria proibido mais tarde (Lv 18:18).

·     Quinta feira:  I Sm 1.2
·     Sexta feira:  Lc 1.36
·     Sábado:  I Sm 2.5

As três últimas leituras acima relatam milagres de estéreis que deram à luz filhos, ambos nascidos na presciência divina; nasceram conforme o traçado de Deus (os profetas Samuel e João Batista, o que uniu as alianças). A última (sábado), é um salmo de uma mãe angustiada (Ana) após conseguir ter filho, pedido e implorado ao Senhor. Não possuem ligação estrita com a história de Jacó mas, mostram-nos o grande poder de Deus em todas as épocas; serve muito para nossas devoções.

INTRODUÇÃO.
As extraordinárias experiências de Jacó podem nos ensinar a entender a vontade de Deus na formação do nosso caráter. As muitas histórias desse patriarca, registradas na Bíblia sagrada, revelam-nos que, até hoje, homens e mulheres buscam as bênçãos de Deus à sua maneira.


1. BUSCANDO A BÊNÇÃO DO SENHOR
Deus prometera a Abraão que a sua descendência seria como as estrelas do céu (Gn 15.5), porém quando o Senhor lhe fez essa promessa ele ainda não tinha filhos, pois Sara, sua esposa, era estéril, e o mesmo acontecera com Isaque que recebera a promessa que Deus fizera a seu pai. Rebeca também era estéril e um milagre da parte do Senhor teria que acontecer para cumprimento de sua Palavra (Gn 25.21).

COMENTE
1.1.  Paciência para esperar a bênção
1.2.  Fé para receber a bênção
1.3.  Perseverança para alcançar a bênção


2. CONSULTANDO O SENHOR
Deus pode surpreender com suas respostas (Ef 3.20). Apesar de sua grandeza (Is 55.9), Ele tem se revelado ao longo da história. Tem se mostrado aos homens e mulheres, não os deixando sozinhos (Gl 4.4; Jo 1.14).

COMENTE
2.1. Rebeca consultou o Senhor
2.2. Deus responde à Rebeca
2.3. Rebeca aceita a vontade do Senhor


3. O CUMPRIMENTO DA BÊNÇÃO DO SENHOR (GN 25.24-28)
Deus nunca atrasa no cumprimento de sua vontade e promessas. Por isso, deve-se aprender a confiar no Senhor sabendo que todas as suas promessas terão o seu cumprimento, e descansar Nele enquanto se espera o tempo de Deus (2 Pe 3.9). Quando Isaque nasceu, Sara tinha noventa anos, Sara pôde contemplar o cumprimento da promessa, e, também, Isaque passava por experiência semelhante, pois já se passara vinte anos do seu casamento com Rebeca, quando nasceram os seus dois filhos. A tristeza de Rebeca foi transformada em alegria. O cumprimento dessa promessa fortaleceu Isaque em seguir ao Senhor Jeová.

COMENTE
3.1. O nascimento dos gêmeos
3.2. A palavra de Deus sobre o futuro
3.3. Duas nações, dois inimigos


CONCLUSÃO
A cura da esterilidade da esposa de Isaque, Rebeca, e a continuidade da linhagem de que nasceria o Messias é a comprovação de que para Deus não existem impossíveis. O que temos de fazer é buscar ao Senhor e com paciência aguardar as suas promessas com a fé que foi derramada em nossos corações. Orarmos a Ele confiantemente sem duvidar é o conselho de Deus para nós.

Fontes:
Bíblia Sagrada – Concordância, Dicionário e Harpa - Editora Betel,
Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa - Atual Editora
O Novo Comentário da Bíblia - F. Davidson - Ed.Vida Nova
Comentário Bíblico de I Samuel - Bob Deffinbaugh, Th.M - The Biblical Studies Foundation 2008 - Tradução: Mariza Regina de Souza
F. B. Meyer - Comentário Bíblico do AT e NT
Comentário Bíblico do AT e NT  - Dwight Lyman Moody
El libro del Génesis - Von Rad, Gerhard
Os Atributos de Deus - A. W. Pink
Conhecendo asDdoutrinas da Bíblia - Myer Pearlman - Editora Vida
Revista EBD: JACÓ -  Editora Betel - 1º Trimestre 2012 - Lição 01.

meus amados leitores , alunos, professores, mestres e obreiros:
estou fazendo (só comecei) estes apontamentos SEM a revista! catei pedaços em vários cantos. espero que valorizem e estudem. SE dia 1º é feriado, não o é para as forças da Trevas...

Obs.: no site oficial da editora não havia nada! talvez sejamos os primeiros a postar sobre tal lição.


3 comentários:

  1. Ola, pesquisei na internet e foi o unico lugar que achei falando,

    nem no site da editora não tem.

    ResponderExcluir
  2. este Irmão tem um disco virtual e tem alguns comentarios sobre o velho testamento

    www.4shared.com/u/Bi8of3qX/Vascobgs.html

    já que não encontrei nem livro sobre jacó!

    ResponderExcluir
  3. grato pela dica, Nozes. realmente há muitos materiais bons lá no link que você nos passou; até alguns que eu não tinha ;)
    quanto a sua pesquisa, posso ajudar um pouco. nas livrarias você encontrará este livro:

    A Escada que Tocou os Céus - Uma biografia do patriarca Jacó
    Autor: Nirton dos Santos
    Editora: CPAD

    Vou garimpar mais. Achando algum outro (ainda que em Espanhol ou Inglês), postarei aqui como dica literária para os que querem mais conhecimentos sobre o patriarca.

    Em contrapartida, solicito que se você tiver algum artigo ou estudo relacionado aos textos postados aqui, nos envie por e-mail (robsontj@ig.com.br) para compartilharmos com os outros leitores.

    ResponderExcluir

Colabore conosco: escreva seus pontos de vista, opiniões ou críticas. Contamos contigo neste trabalho