domingo, 18 de março de 2012

EBD Editora Betel 2º trimestre 2012 - Apocalipse




Tema da revista do 2º trimestre de 2012: Apocalipse

Conteúdo

Lição 01   Chaves para a leitura do Apocalipse  
Lição 02   As sete igrejas da Ásia  
Lição 03   Os preparativos para o Dia do Senhor  
Lição 04   O Dia do Senhor  
Lição 05   O sétimo selo e seu conteúdo  
Lição 06   O Herdeiro toma posse e o Usurpador reage  
Lição 07   A mulher vestida do sol e seus adversários  
Lição 08   A proteção, a misericórdia e os juízos divinos
Lição 09   As sete taças da ira de Deus  
Lição 10   A grande Babilônia  
Lição 11   O Filho reina para entregar o reino ao Pai  
Lição 12   A plenitude da redenção  
Lição 13   As sete bem-aventuranças do Apocalipse
Apocalipse instiga a imaginação e o intelecto para a vitalidade e relevân­cia da palavra final sobre as Escrituras.  
Dos cinco sentidos, a audição é central no Apo­calipse. “Aquele que tem ouvidos, ouça”! A mensagem proclamada pressupõe a habilidade de ouvir. Então, não se trata do que ouvir. Não importa o que ouvir, mas sim, estabelecer a assonância à voz de Deus no ouvido humano. A intenção desse livro é fazer com que Deus e a humanidade voltem a ser conectados se baseando no que eles ouvem. 
É o livro do Apocalipse, que apresenta a declaração enfática do Espírito Santo, no sen­tido de que as palavras escritas só cumprem sua função quando as ouvimos, e seu objetivo se realiza, quando se entende com clareza, em um ato pessoal de vontade precisa e eficaz. 
Todavia, o ataque mais sutil e mais constante aos que andam com Deus se por meio da subversão da Palavra de Deus. Satanás tem, durante a história dos homens e mulheres no mundo, tentado distorcer o que se ouve da parte de Deus. Mas no Apocalipse o Diabo é desmascarado. 
É preciso termos cuidado com o que ouvimos. A história está repleta de casos nos quais as palavras, após serem escritas, perderam o seu poder de mensagem precisa e se transformaram em substantivos classifi­cados, verbos analisados, adjetivos admirados e advérbios discutidos. A Bíblia não escapou desse destino. Para se ouvir a voz de Deus, não basta apenas ter conhecimento amplo e meticuloso do texto. Não podemos isolar o texto da capacidade humana de ouvir, pois é o que leva à fé, ao companheirismo e ao amor. 
Que Deus ajude a vocês meus caros ir­mãos, a ouvir a Palavra do Senhor nas lições escritas nesse trimestre. Que o Espírito Santo lhes impulsione a cumprir aquilo que de fato vocês ouvirem da parte de Deus.

Orivaldo Aparecido Prattis
Bacharel em Teologia, Advogado, Membro do Conselho Administrativo da Editora Betel, Membro da Diretoria da Assembleia de Deus de Madureira, Articulista e Conferencista.

2 comentários:

  1. Olá é muito bom aprender e estudar o apocalipse,ainda mais nos tempos que estamos vivendo.Fiquei muito satisfeita com a revista deste semestre.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Gostei muito deste tema da proxima revista, embora seja um tema que muitas as pessoas temem a abordagém de Escatologica.
    um abraço a todos e meus parabéns ao comentarista desta revista.
    a paz do Senhor.

    ResponderExcluir

Colabore conosco: escreva seus pontos de vista, opiniões ou críticas. Contamos contigo neste trabalho