domingo, 19 de agosto de 2012

EBD Editora Betel - Jesus, O Advogado Fiel

Pedimos a colaboração de todos os leitores na divulgação deste importantíssimo evento, no Rio no dia 25 próximo. Sua indicação pode fazer a diferença evangelística e ministerial na vida de milhares de pessoas sem Cristo e de novos convertidos.




Assembleia de Deus CONAMAD
Lição 09 – 26 de Agosto de 2012
escola dominical betel escola biblica betel escola bíblica betel escola dominical conamad auxilio professor ajuda professor subsídio professor auxílio professor subsidio comentario ebd
comentário bíblico ebd professor mestre comentário biblico escola dominical comentario biblico escola bíblica comentario bíblico pregação pregador palestra estudo bíblico bíblico


TEXTO ÁUREO

“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo”. 1Jo 2.1

VERDADE APLICADA

A história da mulher pecadora é uma história que condena a história de juízos temerários.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

1.      Esclarecer que todo o ministério educador e evangelístico lidará com questões sociais difíceis de resolver-se;
2.      Mostrar que é nossa missão não pronunciar juízo de valor sobre as pessoas, mas erguê-las de sua situação pecaminosa;
3.      Não é apenas importante a pessoa escapar das consequências de seus erros, é necessário frisar que elas precisam abandonar definitivamente o pecado.

GLOSSÁRIO

Incauto: que ou o que é destituído de malícia; crédulo, ingênuo;
Vívido: que tem vivacidade, animação; vivo;
Têmpora: todas as partes do corpo.

INTRODUÇÃO

Apresentamos, a seguir, a lição em que Jesus, de modo inesperado, torna-se o advogado da mulher apanhada no adultério – Ela fora encaminhada a Ele pelos escribas e fariseus antes do nascer do sol e, nesse estudo, veremos que para Jesus, o mais importante não era ficar julgando as pessoas ou absolvê-las, e sim ensiná-las o verdadeiro sentido da Lei naquele momento.

1. UMA CAUSA QUASE PERDIDA

Pela madrugada Jesus se dirige ao templo de Jerusalém para ensinar. Havia na ocasião uma grande movimentação em torno da Festa, e, por isso, o Mestre aproveitou para ali desenvolver o seu ministério, e a todos ensinava. Vemos que anteriormente Ele pregou que era a rocha do manancial da vida espiritual (Jo 7.37-38), mas agora estava labutando para firmar tais convicções nos seus ouvintes através do magistério.

1.1. Uma mulher é surpreendida em adultério
1.2. Uma denúncia inesperada
1.3. A provação do Mestre

2. UM ADVOGADO DE IMPROVISO

A palavra advogado no Novo Testamento é “parakletos”, que é derivada de “parakaleõ” e literalmente significa “chamar para o lado”, ou seja, significa alguém convocado para estar ao lado de outra pessoa para ajudá-lo em sua defesa diante de um juíz; é também um intercessor, conselheiro, um assistente legal. Nos escritos joaninos o termo é aplicado a Jesus, mais fartamente ao Espírito Santo como aquele que trata e defende os interesses de Cristo Jesus.

2.1. Permaneceu tranquilo escrevendo
2.2. Desafiou a autoridade de condenar
2.3. Todos foram embora

3. A RÉ É ABSOLVIDA

As palavras do Mestre de Nazaré foram poderosos mísseis a despertar a consciência deles. É prudente não acusar aqueles homens do mesmo pecado que a mulher. Ainda que alguns se atrevam a tal coisa, não temos respaldo escriturístico para isso. No entanto, o certo é que havia outras coisas ali evidentes naquele momento bem pecaminosas também a malícia, a parcialidade, o desejo de vingança e injustiça.

3.1. Ninguém te condenou
3.2. Absolvição do Senhor
3.3. Vai e não peques mais

CONCLUSÃO

O exemplo deixado por essa história de juízo temerário é um vívido exemplo do valor que devemos dar aos seres humanos. Vendo o exemplo do Mestre que de madrugada se levantava para ensinar aqueles que iam ao templo, somos incentivados a firmar convicções com aqueles a quem contatamos. Tenham certeza que, à medida que ensinamos aos outros no temor de Deus algo acontece em nós também, somos transformados pela mesma Palavra que ministramos. Após este episódio, o da mulher pecadora, imediatamente Ele voltou a ensinar, ou seja, nada lhe afastava da meta que tinha em mente.

Fontes:

Bíblia Sagrada ARC/ARA/ACF/TB/BV/NTLH/NVI/RV
Revista: Jesus Cristo - Editora Betel - 3º Trimestre 2012 – Lição 09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore conosco: escreva seus pontos de vista, opiniões ou críticas. Contamos contigo neste trabalho