sábado, 14 de setembro de 2013

EBD Editora Betel 4º trimestre de 2013 - Davi, A Lâmpada de Israel


 
 
LIÇÃO 01    Davi, um homem segundo o coração de Deus
LIÇÃO 02    Davi é ungido rei de Israel
LIÇÃO 03    Davi, o verdadeiro gigante
LIÇÃO 04    Davi e Jônatas, amigos para sempre
LIÇÃO 05    Saul e Davi, dois reis e dois caminhos diferentes
LIÇÃO 06    Cavernas: campo de treinamento de Deus para forjar campeões
LIÇÃO 07    A sabedoria de Abigail e a justiça de Deus
LIÇÃO 08    Davi: um israelita vivendo na terra dos filisteus
LIÇÃO 09    O pecado de Davi com Bate-Seba
LIÇÃO 10    Sucessos no trabalho, fracassos na família
LIÇÃO 11    Davi, a lâmpada de Israel
LIÇÃO 12    Quando Deus diz não
LIÇÃO 13    Davi, um homem escolhido por Deus
 



Neste trimestre, va­mos estudar sobre a história de Davi. Um personagem controver­so, mas imprescindível no trabalho de organi­zação e criação do povo de Deus no Antigo Testamento. Sua vida pode ser contada pensando no que o ho­mem é: em seu ponto mais alto e em seu ponto mais baixo. Seus Salmos exibem sua espiritualidade elevada, difícil de reconciliar com sua vida de violência e pecados, como aquele que envolveu Bate-Seba. Porém, precisamos ver como um representante de sua época. Em que era uma glória ser um guerreiro, matar e conquistar. Por essa razão as mulhe­res de Israel entoaram a seu respeito o cântico que dizia: “Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milha­res” (1 Sm 18.7; 21.11).

Davi era bisneto de Rute e Boas, e o mais jovem dentre oito irmãos. Sua responsabilidade, dentro da economia da família, era a de um pastor, ocupação essa que lhe deu a coragem que ele veio a usar em seus anos como guerreiro, os quais consolidaram seu reinado (1 Sm 17.34,35). É possível que ao cuidar dos rebanhos ele tenha desenvolvido suas habilidades poéticas; e a vida nos cam­pos também lhe deu muitas metáforas, que ele inclui em seus Salmos, principal­mente no imortal Salmo 23.

Por isso, e muito mais, quero convidar a você aluno e professor da Escola Bíblica Dominical, para juntos aprendermos com as histórias do mavioso cantor de Israel a ter uma vida segundo a vontade de Deus.

Bons estudos e a paz do Senhor!


Pastor Dr. Abner de Cássio Ferreira     

Presidente da CONEMAD/RJ (Convenção Estadual Ministério de Madureira no Estado do Rio de Janeiro); Presidente da Catedral Histórica das Assembleias de Deus do Mi­nistério de Madureira; 3º Vice-presidente da CONAMAD; Advogado; Bacharel em Te­ologia; Escritor; Articulista e Conferencista.

5 comentários:

  1. Gostaria que vcs gravassem a lição previamente para estudadarmos, como fazem a CPAD.

    ResponderExcluir
  2. Onde está o estudo prévio da lição 5 da próxima semana para estudarmos?

    ResponderExcluir
  3. Pr Dr.Abner de Cássio Ferreira é com carinho que solicito comentários e vídeos sobre todas as lições da Escola bíblica,pois é magnífica para nossos obreiros e inclusive usado o mesmo método pela Cpad ,sendo que talvez nem todos os obreiros possuem conhecimentos necessários para certas lições ou dúvidas tenham surgido ,e os que possuem conhecimentos e recursos serão dotados de mais conhecimento e graça do Espírito Santo,com certeza além do conhecimento e capacitação para a obra de Deus ,mais discípulos e membros teremos,gostaríamos principalmente de ler vosso comentário bíblico em todas as lições e de outros homens de Deus, e se caso não te pedir muito tenho um sonho de pela graça do Espírito Santo eu o menor de todos pudesse também ter um espaço junto a betel ,para realizar comentários e esboços bíblicos, me disponho para a obra de Deus com grande alegria para ajudar e trabalhar também para a Betel ,gratuitamente se assim aprovar esta obra.E farei um pedido pessoal e particular gostaria de conhecê-lo pessoalmente para parabenizar o esforço , desempenho ,interesse e carinho pela obra ,que Deus o tem usado na Terra.A paz do Senhor ,Maranata.
    Ev.Luciano de Menezes,Bacharel em Teologia,Escritor,Articulista,Conferencista,Engº Eletrotécnico,servo de Deus a 21 anos na Assembléia de Deus Madureira Utinga,Santo André -SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso alguém conheça este amado irmão, Luciano de Menezes, queira por favor pedir para o mesmo fazer contato O MAIS BREVE POSSÍVEL com os contatos abaixo:

      Robsontj@ig.com.br | 21 98025-5482.

      Se de fato ele possuir a metade de toda esta disposição proposta e afirmada, além de muita pontualidade e comprometimento, podemos utilizar seus dons e talentos.

      Shalom

      R.S. Costa


      Excluir
    2. A paz do Senhor amado,sou o irmão Luciano de Menezes caso queira entrar em contato comigo meu email lucianodemenezes@yahoo.com.br

      Excluir

olá. gostou desta postagem? não...? então, o que está esperando? escreva seus pontos de vista ou críticas. certamente Deus pode nos auxiliar através de voce ;)