domingo, 23 de março de 2014

EBD Editora Betel - Igreja Messiânica Mundial

Assembleia de Deus CONAMAD
Lição 13 – 30 de Março de 2014
Revistaebd Revista escola bíblica dominical editora betel conamad Passagem bíblica trecho bíblico bíblia como estudar teologia bíblia escola dominical escola dominical betel escola biblica betel escola bíblica betel escola dominical conamad auxilio professor ajuda professor subsídio professor auxílio professor subsidio comentario ebd comentário bíblico ebd professor mestre comentário biblico escola dominical comentario biblico escola bíblica comentario bíblico pregação pregador palestra estudo bíblico bíblico



Texto Áureo

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Jo 14:6

Jesus, sabendo que Seus discípulos ficariam confusos, desorientados e desanimados quando Ele fosse tirado deles, deu-lhes uma direção para onde deveriam olhar na hora da provação. Deveriam seguir os passos de Jesus, porque Ele era o único guia confiável para leva-los até o Pai. Hoje, a mensagem de Jesus para nós é a mesma. Ele nos chama para olharmos para ele e seguirmos os Seus passos nos tempos de dificuldade. Em suma, Ele diz: “Sigam-Me! Mesmo em meio a tempestades, mesmo quando não puderem ver, mesmo quando não fizer sentido, mesmo quando tiverem grandes dúvidas — no pior momento de suas vidas, sigam-me. Descobrirão que estarão indo até o Pai!”

Não se turbe o Vosso Coração, “João: A Jornada da Fé”, Bruce McLarty

Verdade Aplicada

Jesus é a verdade do caminho pelo qual os homens devem retornar a Deus. Portanto, ele é o exemplo supremo e o Ilustrador desse caminho.

Objetivos da Lição

Fazer conhecida a origem da Igreja Messiânica Mundial;
Combater a heresia das “Três Colunas da Salvação”, confor­me ensino da Igreja Messiânica Mundial;
Refutar as principais heresias da Igreja Messiânica Mundial.

Textos de Referência

Jo 14:1 - Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Jo 14:2 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
Jo 14:3 - E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
Jo 14:4 - E para onde eu vou vós conheceis o caminho.
Jo 14:5 - Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?


Introdução

A Igreja Messiânica Mundial prega que seu objetivo é construir o “Paraíso Terrestre”, criando e difundindo uma civilização religiosa que se desenvolva lado a lado com o progresso material. Argumentam que o “Paraíso Terrestre” foi anunciado e profetizado por Buda (o fundador do Budismo) e por Jesus Cristo. Para a Igreja Messiânica Mundial, esse paraíso é uma expressão que se refere ao mundo ideal, onde não existe doença, pobreza nem conflito. Conheça um pouco dessa seita através desta lição.

Não são poucos os cristãos que confundem a Igreja Messiânica Mundial (IMM) com uma igreja evangélica das muitas que existem no Brasil em razão do nome Messiânica ser derivado do nome Messias. Isso se tornou mais notório quando o signatário ministrava um estudo bíblico domiciliar. Entre os participantes havia uma senhora, indagada sobre a sua filiação religiosa, sem reservas, declarou: sou filha de pastor, neta de pastor, ex-organista de uma igreja evangélica e hoje sou membro da Igreja Messiânica Mundial. Naturalmente, isso chocou-me profundamente. É possível que isso ainda esteja ocorrendo com muitos cristãos, pouco informados sobre a IMM, admitindo que ela seja uma entidade evangélica; quando na verdade, não é.

      cacp.org.br

Meishu-Sama fundou a Igreja Messiânica Mundial com este propósito: a realização do Céu na terra, com Verdade, Virtude e Beleza que trarão a saúde, a prosperidade e a paz. (A Igreja Messiânica Mundial, 1971/72, p. 13). Faleceu no dia 10 de fevereiro de 1955. Embora esteja morto, os seus os membros da IMM procuram conversar com Mokiti Okada. Certo membro da IMM assim se pronuncia: Fui ao altar, conversei com Meishu-Sama e lhe manifestei o meu desejo (Oferta de Gratidão, p. 41). Ora, até onde sabemos, a IMM não admite a ressurreição do seu fundador. Como podemos então, falar com ele depois de morto? Naturalmente isso é um tipo de mediunidade, prática proibida por Deus. Vejamos a proibição de Deus: nem quem consulte os mortos.(Dt 18:11) A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? A lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.(Is 8:19 e 20).

      solascriptura-tt.org

A Igreja Messiânica, além das atividades religiosas, promove concertos e festas populares em que todos podem participar. E é ai que muitas pessoas, em sua simplicidade e boa fé, são contatados, convidados, iniciados e acabam aderindo a essa igreja, a qual consiste numa forma muito sutil de "alto" espiritismo oriental. A Igreja Messiânica mantém no Japão um conhecido centro de pesquisas científicas do meio ambiente e outras instituições educacionais, assistenciais, hospitalares e artesanais que projetam longe o nome da seita, atraindo jovens para o campo da tecnologia, onde recebem treinamento sistemático e religioso.
Por esse motivo, devemos orientar devidamente os nossos jovens para que não caiam nestas armadilhas. É necessário que, em nossas igrejas, promovamos encontros periódicos com a mocidade. Nossos jovens precisam saber que somente em CRISTO poderemos encontrar satisfação para as nossas almas. E, que as Sagradas Escrituras são a única orientai1ão segura que eles possuem.
No Japão, a Igreja Messiânica tem mais de um milhão de seguidores. No Brasil seus seguidores ultrapassa a casa dos cem mil. Tem sua sede em São Paulo e continua crescendo nos estados do sul, onde o povo menos aflito com os problemas sócio-econômico, enseja mais abertura para essas religiões místicas.
Literatura. A igreja Messiânica publica a revista Glória e vários livros, todos muito atraentes, contendo suas doutrinas em forma de artigos e instruções.
Ensino Aplicado. Mantém uma fundação com cursos diversos, difusão da arte e da cultura, além de assistência a necessitados.
Possuindo estes atrativos, a Igreja Messiânica pode, facilmente, atrair a atenção de milhões de pessoas. Eis porque a Igreja de JESUS tem que agir de forma mais dinâmica para mostrar que somente CRISTO é a solução para todos os nossos problemas. Estamos diante de um grande desafio. Mas, fique­mos tranqüilos, temos as armas da fé para enfrentar a todas as dificuldades.
Na Igreja Messiânica, bem como em outros movimentos esplritas, há vários casos de curas miraculosas. No entanto, nós fiéis, não devemos nos impressionar com isto: Satanás também opera os seus "milagres"; eis que tudo não passa de operações das trevas.
Todavia, não são somente casos de curas que ocorrem nas religiões espíritas. Há casos em que pessoas endemoninhadas ficam aparentemente libertas para imitar a genuína expulsão do demônio pelo poder de Deus. O que ocorre ali (se não for farsa) é uma espécie de acordo entre os demônios, em que pode haver troca deles, alivio temporário, como em Lc 11.24, ou então o que sai passa a causar mais males do que antes. No caso de curas, enquanto uma pessoa é curada, umas dez adoecem misteriosamente.
Milagres de Deus, inclusive cura divina, são a parte do evangelho de poder que JESUS mesmo pregou e nos mandou pregar (Mt 8.16; 10.1; Mc 16.17,18; I Co 12.9,10). Portanto, cabe à Igreja de CRISTO a operação dos milagres. Afinal, o Senhor JESUS concedeu-nos autoridade sobre os espíritos demoníacos. Exerçamos, pois, o poder que recebemos de CRISTO. Aleluia.
É proibido proibir. Este é o lema dos messiânicos. Quanto ao ingresso
dos candidatos para filiar-se, nada é exigido quanto à conduta, práticas, costumes, ética,vícios, pecados e muito menos conversão bíblica. Nem se fala nisso. É esta igreja que se enche com facilidade para fins de passatempo e religiosidade. Porém, quando JESUS vier Ihes dirá: “Nunca vos conheci, apartai-vos de mim (Mt 7.22,23 e 44; 25.12; II Tm 2.19)”. No messianismo cada um faz o que achar certo. Israel uma vez adotou esta filosofia humanista e pagou caro por isso (Jz 17.6). Mas a bíblia explica porque Israel fez isso: "Não conhecia ao Senhor" (Jz 2.10). É o caso dos messiânicos.
Os crentes em CRISTO JESUS, porém, não podemos concordar com uma doutrina tão permissiva. Temos a lei do ESPÍRITO. E, embasados nesta lei, sabemos como nos conduzir em todas as circunstâncias. Hoje, conforme
profetizou Jeremias, possuímos as leis divinas escritas em nossos corações.
Em outras palavras, como novas criaturas, andamos em novidade de vida. Não é isto o que ensina o apóstolo Paulo? Em Segunda aos Corlntios 5:17, afirmou: “Quem está em CRISTO, nova criatura é”. Quanto a estes ensinos perniciosos, as igrejas do Novo Testamento enfrentaram grandes dificuldades. Naquele tempo, os nicolaitas espalharam­se pela Ásia Menor e contaminaram muitos servos de Deus. Diziam, em síntese, que era proibido proibir. Notemos algo bastante interessante, em Éfeso há uma referência às obras dos Nicolaitas e, em Pérgamo, já se fala na doutrina dos mesmos Nicolaitas. Vejam bem como os ensinamentos dos nicolaitas evoluíram rapidamente. Em pouco tempo, deixaram de ser obra para se tornarem doutrina. O mesmo acontece em nossos dias. As falsas doutrinas evoluem com facilidade. Por este motivo, devemos estar sempre atentos para que os falsos ensinos não encontrem guarida em nosso meio.

apazdosenhor.org.br


1. Origem e história da Igreja Messiânica Mundial

A Igreja Messiânica Mundial foi fundada inicialmente com o nome “Kanon”, em Tóquio, Japão, em 1º de janeiro de 1935.

Nascido na cidade de Tóquio, em 23 de dezembro de 1882, Mokiti Okada, a partir de 1935 iniciou no Japão um novo movimento religioso, que hoje é praticado por muitas organizações religiosas independentes, sendo, entretanto, mais conhecido através do seu ramo maior que é a Sekai Kyusei Kyo ou Igreja Messiânica Mundial, em Português.
 No Japão, a Igreja Messiânica é classificada como uma nova religião. Os estudiosos de religiões japonesas classificaram as religiões japonesas em 3 grandes grupos: Xintoísmo, Budismo e Novas Religiões. O Xintoísmo e o Budismo correspondem ao período tradicional do Japão, ou seja, o período pré-moderno, entendido como sendo a época desde os primórdios da nação japonesa até o fim do período Tokugawa (1600-1868). A época moderna da nação japonesa entende-se como o período que se iniciou logo em seguida, com a restauração Meiji (1868), até os dias atuais.

      pucsp.br/revistanures

Assim Mokiti Okada em seus ensinamentos deixou bem claro, segundo fontes do Livro Luz do Oriente, que o primeiro nome do Johrei era Tincon , pois ainda pertencia a religião Oomotokyo e jápraticava desde 1926 esse tratamento, com o passar dos anos foi modificando os nomes o segundo foi Shijutsu que é uma técnica de aplicação, o terceiro nome foi Tiryo que seria um tratamento espiritual, oquarto nome foi Okiyome que é purificação e finalmente o Joorei que é purificação do espírito, assimesse é o nome religioso da Terapia de Purificação Okada, que mais adiante abordaremos porque ele foi obrigado a criar uma religião.
Notei que na Igreja Mundial, e outras ramificações já existentes no Brasil, para que se possamministrar Joorei são obrigados a fazer parte daquelas instituições, ou seja, devem ser membros filiadosa igreja, porém, estudando mais profundamente Mokiti Okada percebi que ele não queria que issoacontecesse como já foi dito acima ficaria limitado aos membros e às pessoas que não gostariam deseguir a religião não poderiam ministrar a Terapia ou Joorei.
Assim em 1º de maio de 1934 , Meishu Sama fundou em Oojindo (no andar de cima em suaresidência) a Clinica de Massagem Espiritual Okada com a Terapia Espiritual ou Purificação de EstiloOkada. Em 23 de dezembro desse mesmo ano fundou provisoriamente a Daí Nippon Kannon Kai(Associação de Kannon do Japão) como entidade religiosa e não como igreja. No ano seguinte comoestá escrito abaixo fundou a Associação.

Estudo sobre a Religião Messiânica (vários autores)


1.1 Fundador da Igreja Messiânica Mundial

Mokiti Okada é o seu Messias. Ele não faz segredo dessa reivindicação pois declara: Não houve outro caso semelhante a não ser Cristo que outorgou sua força aos seus 12 discípulos. (Apostila para Aula de Iniciação, p. 23, aula 4). Mokiti Okada é também conhecido pelo título Meishu-Sama. Este título significa portador de luz. Uma luz não verdadeira, sem dúvida, pois a respeito de Jesus, João escreveu: Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo o homem que vem ao mundo (Jo 1.9). Se Jesus é a luz verdadeira, qualquer um que alegue ser portador de luz só pode ser aceito como não verdadeiro. Mokiti Okada , nasceu em Assakussa, Tóquio, no dia 23 de dezembro de 1881. Quando estava com a idade de 45 anos, isto em 1926, no mês de dezembro, teve sua experiência mística, ocasião em que afirma ter atingido o estado de Kenshinjitsu (conhecimento total da verdade de todas as coisas e dos fenômenos do universo e do homem). No alvorecer do dia 15 de junho de 1931, no alto do Monte Nokoguiri, Meishu-Sama recebeu a Iluminação Divina.

      solascriptura-tt.org

Igreja Messiânica Mundial (世界救世教 Sekai kyūsei kyō em japonês) é uma instituição religiosa fundada em 1º de janeiro de 1935, no Japão, por Mokiti Okada (1882-1955) — cujo nome religioso é Meishu-Sama (Senhor da Luz). Ela é classificada como uma nova religião japonesa (NRJ) . Mokiti Okada, afirma que, por revelação, recebeu de Deus a missão de dar início à construção do Paraíso Terrestre, o mundo ideal consubstanciado na trilogia verdade, bem e belo em que a civilização atual se transformaria. Um mundo em que a Doença, a Miséria e o Conflito dariam lugar à Saúde, a Prosperidade e à Paz. O elemento principal da Igreja Messiânica é a crença no Johrei, que seria a transmissão de Luz Divina através da palma das mãos e que pode ser praticado por todos os messiânicos. Acredita-se que o Johrei traz purificação espiritual, o que traria bem estar, cura de doenças e uma saúde perfeita. A religião tem hoje no Brasil cerca de 103 mil membros.

      pt.wikipedia.org

Para os seguidores de Okada ele é "O Senhor da Luz”, colocando-o acima de Cristo. No entanto, este título pertence a Jesus, conforme registrou o Evangelista João, “Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo” (Jo 1:9). O Salvador Jesus veio a este mundo como a verdadeira luz; e, nessa condição, a sua função iluminadora não teve começo e não terá fim, diferente do “simples mortal” chamado Mokiti Okada. Jesus, a verdadeira luz, é a fonte e a origem de toda a sabedoria, assim também a sabedoria que há nos homens se deriva Dele; o intelecto humano é apenas um raio do resplendor de Jesus; e a própria razão humana se origina de Deus. A luz que emana de Cristo, também transforma o homem segundo a Sua própria imagem (Rm 8.29), pois os discípulos de Jesus Cristo são moralmente aperfeiçoados, vindo a possuir o amor, a longanimidade, a bondade e a justiça juntamente com todas as qualidades morais (Gl 5:22 e 23). O alvo da salvação para a humanidade é a transformação do homem, segundo a imagem de Cristo, afim de vir a compartilhar de tudo quanto ele tem, e de ser tudo quanto ele é.


1.2 Livro Sagrado

Posteriormente, também foi editado o livreto Os Novos Tempos, que traz uma pequena compilação de ensinamentos de Meishu-Sama extraídos d'O Alicerce do Paraíso.
Este livreto geralmente pode ser carregado no bolso, e é recomendado a novos membros da Igreja.
A partir da década de 2000, a Igreja Messiânica Mundial decidiu dividir O Alicerce do Paraíso em cinco livros menores, organizados de acordo com o tema.
Estão organizados da seguinte forma:
Vol. 1 - Meishu-Sama e o Johrei: onde há as explicações sobre as duas figuras centrais da Igreja Messiânica Mundial: o fundador, Meishu-Sama, e o Johrei, espécie de terapia de imposição de mãos usada por seus membros.
Vol. 2 - Religião, Milagre e o Mundo Espiritual: onde explica-se as maneiras como a Igreja interpreta sua organização e suas crenças.
Vol. 3 - O Homem, a Saúde e a Felicidade:3 é o volume que mais aprofundadamente explica sobre a ligação das causas espirituais em sua realidade física, de acordo com a religião messiânica.
Vol. 4 - O Homem no Cotidiano: é a parte em que são explicadas as normas de conduta de um homem integral e promotor da felicidade de seu próximo, de acordo com as crenças da Igreja.
Vol. 5 - Agricultura Natural, Arte e Sociedade: é o volume destinado aos comportamentos criativos do homem e a ligação da alimentação e da arte com o mundo espiritual.

      pt.wikipedia.org

Os sermões são processos purificadores que agem através do sentido da audição. Os livros sagrados, como a Bíblia, a sutra budista, e os ensinamentos de várias religiões, agem mediante o sentido da visão e o espírito das palavras. A Igreja Messiânica Mundial também se utiliza desses meios, mas possui ainda o processo purificador denominado Johrei.meuip.co

      johreicentermogimirim.blogspot.com.br

Os ensinamentos básicos da IMM são revelações que Meishu-Sama recebeu supostamente de Deus. Afirmam que são portadores de luz e dão testemunho de que milhares de pessoas obtiveram milagres extraordinários simplesmente através da leitura dos Ensinamentos de Meishu-Sama. O respeito aos livros, com os ensinamentos do fundador, é tão grande que os messiânicos são aconselhados a colocá-los em locais altos e separados de outros objetos. Nunca devem pô-los numa cadeira ou no chão. Nenhum objeto deve ser posto acima dos ensinamentos. (Recomendações Para os Messiânicos, p. 26,27).

cacp.org.br

 “Alicerce do Paraíso” e “Os Milagres do Johrei”, são obras escritas por Mokiti Okada;  para a Igreja Messiânica Mundial, tais escritos juntamente com as obras e os ensinos de sua esposa, Nidai-Sama, são os livros considerados sagrados para este grupo.

1.3 Igreja Messiânica Mundial no Brasil

Esta igreja herética chegou no Brasil em 1955. Em 1965, ergueu seu primeiro templo. De acordo com dados dessa seita, existem cerca de 3 milhões de pessoas (entre adeptos e simpatizantes), frequentam seus templos no Brasil. O atual líder é Hidenari Hayashi, presidente.


2. Igreja Messiânica Mundial e “As Três Colunas da Salvação”

Para atingir a Salvação, a Igreja Messiânica Mundial ensina que existem três fundamentos, que devem ser praticados, a saber:


2.1 O Johrei

O Johrei não visa curar doenças; é, antes, um método de criar felicidade. Ele não pode ter como objetivo a cura das doenças, porque estas são formas de purificação; sua finalidade é eliminar as máculas do espírito. O resultado da erradicação dessas máculas é a extinção dos sofrimentos humanos. Costumo ensinar que a doença, a pobreza e o conflito são processos purificadores. A doença é o principal, porque afeta a própria base da vida. Quando conseguirmos vencê-la, também solucionaremos o problema da pobreza e do conflito. Portanto, a base da felicidade é a eliminação das máculas espirituais. O Johrei é o método mais simples e infalível para erradicá-las. (…) alt=meuip.co v:shapes="_x0000_i1025">

johreicentermogimirim.blogspot.com.br

            Em seus ensinos consta a crença de que para o Paraíso na Terra poder existir, a Humanidade necessita de uma purificação; estar sadia em seu interior e não apenas no aspecto externo. O Homem precisa libertar-se do sofrimento da Pobreza e buscar e estabelecer a Paz para chegar a esta purificação.
            Tal purificação é alcançada com o Johrei, a prática de um método de cura (espiritual e física) por meio de canalizações da Luz Divina no corpo de outra pessoa. Assim, haveria libertação da ansiedade, nervosismo, sentimento de culpa, entre outros muitos sentimentos ruins que causam mal estar a quem os nutre.


2.2 Agricultura Natural

Meishu-Sama, por meio de pesquisas científicas, desenvolveu um método agrícola para o cultivo natural de alimentos: a Agricultura Natural. Com base na fé, ele preconizou o conceito de que a fertilização do solo consiste em fortalecer determinados nutrientes, vivificá-lo, para que assim apenas repasse toda a sua energia vital.
Em seus ensinamentos, Ele deixou questões como: “Não seria absurdo se Deus criasse o homem e não providenciasse os alimentos que lhe possibilitariam a vida?” Sendo assim, o uso de adubos químicos e substâncias tóxicas tornam-se dispensáveis para a prática desta agricultura devido a possibilidade de enfraquecimento e de empobrecimento do solo fértil. Além disso, os alimentos semeados pela a Agricultura Natural são mais saborosos pois, em seu estado natural, recebem toda a essência (espiritual e material) advinda do Poder da Natureza.

messianica.org.br

A “Agricultura Natural” é um método de desenvolvido por Mokiti Okada, com objetivo de cultivo natural de alimentos. Afirmam que a harmonia do meio-ambiente, com a alimentação e com a saúde do homem, dão qualidade espiritual ao ser humano. Visa o cultivo de vegetais o mais natural possível, rejeitando alterações do solo. Agrotóxicos (venenos), e até adubos naturais (esterco), pois tais elementos, tirariam o verdadeiro e natural sabor dos alimentos, além de danificar a saúde do Homem, logo, interferindo em sua vida espiritual. Os alimentos não interferem na espiritualidade das pessoas (Cl 2:16).
Lógico que a saúde é fundamental para o homem, porém essa seita extrapola, confundindo responsabilidade para com o templo de Deus, o nosso corpo (ICo 3.17), com aspectos da salvação. Em Mateus 15.11 Jesus afirma: “Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina”. Jesus mostra que o verdadeiro problema é a contaminação moral. Para Jesus, os princípios éticos que importam estão relacionados da seguinte forma: “Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Mt 15.18,19). Nessa referência, Jesus lista comportamentos que o homem carnal possui, e que nenhum tipo de alimento vai transformá-lo.


2.3 O Belo

Mokiti Okada: “consciência do Belo é o que de melhor existe para a elevação dos sentimentos humanos”. Assim, a Arte seria para enobrecer os sentimentos humanos,  enriquecendo a vida, dando alegria e sentido, atuando diretamente na espiritualidade do Homem. Okada criou museus no Japão, com obras de alto valor artístico e histórico. Encontros de poesia, de humor e de música. Achava que o Belo era essencial à “Salvação do Homem”.



3. A Teologia da Igreja Messiânica Mundial

Nós, messiânicos, cremos em Deus, Criador do Universo. Cremos que, desde o início da Criação, Deus objetivou estabelecer o Céu na Terra e tem atuado continuamente para a concretização desse objetivo. Com tal propósito, fez do ser humano o Seu instrumento para servir ao bem-estar da humanidade, condicionando a ele todas as demais criaturas e coisas. Cremos, portanto, que a história humana do passado constitui estágios preparatórios, degraus para se alcançar o Céu na Terra. Para cada época, Deus envia o Seu mensageiro e as religiões necessárias, cada qual com sua missão.
Cremos que, no presente, quando o mundo vagueia em tão caótica situação, Deus enviou o Mestre Meishu Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial, com a suprema missão de realizar o Seu sagrado objetivo de salvar toda a humanidade. Por conseguinte, visando à concretização do Mundo Ideal, de eterna paz, perfeitamente consubstanciado na Verdade-Bem-belo, empenhamo-nos em fazer sempre o melhor, erradicando a doença, a pobreza e o conflito, as três grandes desgraças que assolam este mundo.

      meishusama.org

Principais Doutrinas ( Heresias ) da Igreja Messiânica.
                                                           
1 - Creem em Deus, ensinam que Deus desde o inicio dos tempos tinha o objetivo de estabelecer o paraíso na terra, e vem agindo continuamente para que isso aconteça.
2 – Creem que Deus fez o ser humano seu instrumento para servir a humanidade
3 – Creem que a humanidade vem passando por estágios preparatórios, ou seja degraus para se alcançar o céu na terra, ensinam que para cada época Deus enviou uma religião para conduzir a humanidade cada qual com sua missão.
4 – Creem que Deus enviou o mestre “Meishu-Sama (senhor da luz) com a missão sagrada de salvar a humanidade, de promover um mundo de eterna paz, amor totalmente imerso no que eles chamam de “Verdade-Bem-Belo.
5 – Acreditam que as principais mazelas que assolam a humanidade são a pobreza, os conflitos e as doenças, e buscam erradicar isso da face da terra.
6 – Ensinam a Pratica do Johrei – JOH  = “PURIFICAR” – REI = “ESPIRITO”, através de canalização da luz.

avozdafereformada.blogspot.com.br

Seguidores da doutrina ecumênica pretendem ser uma religião universal, objetivando a união de todas as demais. Porém seus ensinos fundamentais estão distantes do que é ensinado pela Palavra de Deus. Veja alguns temas:


3.1 Deus

Deus. Na Igreja Messiânica o nome de Deus é sempre associado ao do fundador dessa seita, conhecido pelo nome religioso de Meishu-Sama, que significa Senhor da Luz. Eles esposam uma forma de deísmo, em que confessam que Deus criou todas as coisas, mas que é sempre preciso um Brahma para os hindus, um Cristo para os cristãos, um Maomé para os árabes e um Meishu-Sama para os messiânicos.
A noção que eles têm de Deus é o de “energia fluida”, um termo ocultista das religiões orientais associadas ao Espiritismo. Essa energia penetra nas pessoas e as leva ao melhoramento gradual, dependendo da qualidade dessa energia. 
Não é isso que Deus revelou nas Sagradas Escrituras. Deus, de fato habita nas pessoas que a ele pertencem Espírito, Alma e Corpo, mediante a salvação recebida e conservada em Cristo nosso Salvador (Jo 14:23; I Co 6:19; Jo 14:17).

pastoreliasribas.blogspot.com.br

A doutrina da Igreja Messiânica Mundial mescla várias concepções em relação a Deus. Fazendo uma verdadeira confusão, apresentam Deus como criador, porém, um Deus que está distante de suas criaturas (doutrina deísta), e, em outros momentos, apresentam Deus fundido na sua própria criação (doutrina panteísta). São também politeístas, visto que têm e veneram um verdadeiro panteão: Deus, Jeová, Logos, Ikoto, Nyorai, Dahis, Tengu, Kannon e muitos outros. Em relação ao deísmo praticado pela Igreja Messiânica Mundial, a Bíblia apresenta um Deus que tem interesse pelas suas criaturas (Teísmo). Em textos como Genesis 3.9, temos o relato de Deus interagindo com Adão; em Genesis 6.13, Deus se comunica com Noé; em 1 Reis 17.2-6, há relatos de Deus cuidando do profeta Elias. Quanto ao ensino panteísta, as Escrituras Sagradas apresentam o Deus Criador distinto de Suas criaturas (Gn 1:1, Sl 102:25). Em relação ao politeísmo, A Bíblia afirma categoricamente que “o Senhor é Deus; nenhum outro há senão Ele” (Dt 4:35).

3.2 Jesus Cristo

Jesus. Como já foi dito, essa igreja é chamada messiânica, mas não conhece o Messias de Deus, o Senhor Jesus Cristo, nem ao menos o menciona. Essa Igreja é suficiente em si mesma para transformar a humanidade sem Jesus, inclusive estabelecer aqui o “Paraíso de Deus”. Ver o que a Bíblia diz de Jesus em I Jo 5:22 e 23, Jo 3.35, 5:23, 14:6 e 15:5, Sl 2:12 e Fp 2:9-11.
A Igreja Messiânica está em pior situação diante de Deus do que a Laodicéia, que antes conhecera Jesus, agora estava morna e Jesus estava fora (Ap 3.16, 20). Os messiânicos nunca tiveram Jesus em sua igreja. Eles endeusam mesmo é o seu fundador e mentor espiritual, hoje falecido (Meish-Sama) e sucedido por uma filha.

pastoreliasribas.blogspot.com.br

Para a Igreja Messiânica Mundial, Jesus é apresentado simplesmente como mais um que encontrou a felicidade através da prática das “colunas da salvação” (ver item 2). Para essa seita, Jesus Cristo não é aceito como o Messias; o messias para eles é o seu fundador Mokiti Okada. Ensinam que Okada está acima de Jesus, visto que, para eles, nem mesmo Jesus chegou ao estado de “kenshinjitsu”, como chegou Okada. Sendo assim, Okada é o único a ter tal grau de revelação. Para eles, o salvador deste mundo ou o messias desta seita é este ser humano chamado Okada. Okada, além de não obter a salvação pelos seus méritos, muito menos pode salvar a outros, como querem ensinar os adeptos da Igreja Messiânica Mundial. Okada, ao morrer, foi vencido pelo pecado, pois “o pecado veio a reinar na morte”. Mas Jesus Cristo Ressuscitado salva, pois, através dele, reina a graça pela justiça para a vida eterna (Rm 5.21).
Okada, com sua ufania, colocando-se acima de Deus, é reprovado pelas Escrituras Sagradas. Em Romanos 3:27, lemos: “Onde está logo a jactância? Foi excluída. Porque lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé”. Este texto bíblico põe o homem em seu devido lugar, e também exalta a Deus ao lugar que Ele realmente ocupa. Extrai do homem seu complexo de divindade, aquela atitude que imagina ter: poder e majestade; e atribui essas qualidades à pessoa de Deus, a quem de fato pertencem tais atributos. As heresias de Okada iludem os seus seguidores, privando-os do verdadeiro messias: Jesus Cristo. Desde o Éden (Gn 3:15), Deus prometeu levantar um o qual esmagaria a cabeça da serpente. O Messias era esperado, e veio: “Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois os meus olhos já viram a tua salvação” (Lc 2:28-30).


3.3 A Salvação

O Messianismo apregoa que uma nova ordem universal está para começar. Será uma era de felicidade, com paz, saúde e igualdade de condições para todos. A Igreja Messiânica é portadora dessa revelação. Nessa era de delícias a natureza atingirá o seu devido esplendor, e, as artes também, como expressão do bom e do belo.
Não haverá orgulho, cobiça, intrigas, tristezas, nem injustiça. É pura fantasia deles.
Trata-se aqui de algo parecido com o Reino Milenial de Cristo sobre a Terra, de que nos fala a Bíblia, preparando o mundo para o reino eterno de Deus, quando então haverá novos céus e nova terra I Co 15:28 e 29, Ap 21:2; II Pe 3:13. Este paraíso dos messiânicos é mais uma deslavada mentira de Satanás (Jo 3:27).
Seguir de fato a Cristo significa renunciar a tudo mais que contrarie sua vontade (Lc 5:1 e 18:28; Fp 3:7). Quem de fato está seguindo a Cristo não vive na prática de pecado conhecido (I Jo 3:9).
O pior dos enganos em que vivem os messiânicos, mesmo sendo cidadãos exemplares, benfeitores, sinceros e honestos, é crer que pela purificação do Johrei alcançam a perfeição e a salvação, e não através da redenção pelo precioso sangue de Jesus.

pastoreliasribas.blogspot.com.br

Segundo a Igreja Messiânica Mundial, a salvação se dá no momento em que o ser humano se libertar das três desgraças: a pobreza, a doença e os conflitos. Ensinam que somente com a ajuda de Meishu-Sama, (lembrando que este é o nome religioso de Mokiti Okada), e com a prática das “três colunas da salvação (conforme detalhado no item 2 desta lição), o homem conquistará a salvação. A salvação proposta por Deus em Sua Palavra é mais que um estado isento das mazelas desta vida (I Co 15:19), é ter os pecados perdoados e ir morar eternamente com Cristo nos céus de glória.


Conclusão

A Igreja Messiânica Mundial tem, no espiritualismo e no altruísmo, as bases essenciais para a concretização do mundo ideal, isento de doença, pobreza e conflito, limitando a isto a salvação do ser humano. Porém a realidade da vida nesta terra é outra e, por essa razão, a salvação apresentada pela Bíblia Sagrada é mais que isto: é conduzir o homem para viver eternamente com Deus.


Fontes:

Bíblia Sagrada ARC/ARA/ACF/TB/BV/RV/NTLH
Religiões, Seitas e Heresias – Como identificar e refutar os Falsos Profetas e seus ensinos (revista EBD professor) – Editora Betel – 1º Trimestre 2014 – Lição 13
Seitas e Heresias, Um sinal dos tempos – Raimundo F. de Oliveira – CPAD
Seitas e Heresias (apostila) – Seminário SEMEADOR (link)
Seitas e Heresias DGCEC (link)
Herisiologia (link)
Manual de Apologética Cristã – Esequias Soares – CPAD
ICP http://www.icp.com.br
Princípios de Interpretação Bíblica – Vilson Scholz – Ed. ULBRA
Novo Dicionário da Bíblia – John Davis – Ed. Hagnos
Enciclopédia Ilúmina
João: A Jornada da Fé (link)
O Antigo Testamento Interpretado – Norman Champlin – Hagnos
O Novo Comentário da Bíblia – F. Davidson – Vida Nova
Comentário Bíblico Matthew Henry (Conciso) – Matthew Henry – CPAD
Comentário Bíblico Moody – Editora Batista Regular
Comentário Bíblico Esperança NT – Editora Evangélica Esperança
Igreja Messiânica Mundial e suas Dissidências: a Religião de Mokiti Okada no Brasil (link)
Igreja Messiânica Mundial e suas Relações com a Cultura da Nova Era (link)
Estudo sobre a Religião Messiânica (link)

Bibliografia Indicada (estude mais)

As Seitas Orientais (link)
As Mentiras da Igreja Messiânica (link)
Construindo Pontes: Aspectos sobre a tradução na Igreja Messiânica e na Perfeita Liberdade (link)

Questionário

1. Qual o significado do nome espiritual do fundador da Igreja Messiânica Mundial, Meishu-Sama?
R. Senhor da Luz.
2. O que é o “Johrei”, utilizado na Igreja Messiânica Mundial?
R. O Johrei é o ato de impor as mãos sobre uma pessoa, com o objetivo de eliminar as impurezas espirituais.
3. O que Ensina a heresia do Deísmo?
R. Ensina que Deus está distante de suas criaturas.
4. A Bíblia revela ao homem um Deus Teísta ou um Deus Deísta?
R. Um Deus Teísta.
5. O que Jesus disse sobre a existência da pobreza no mundo, conforme Mt 26:11?

R. Os pobres, sempre os tendes convosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore conosco: escreva seus pontos de vista, opiniões ou críticas. Contamos contigo neste trabalho