segunda-feira, 4 de maio de 2015

EBD Editora Betel - Moisés, Um Sábio Recebendo Conselhos



Assembleia de Deus CONAMAD
Lição 06 – 10 de maio 2015
Revistaebd Revista escola bíblica dominical editora betel conamad Passagem bíblica trecho bíblico bíblia como estudar teologia bíblia escola dominical escola dominical betel escola biblica betel escola bíblica betel escola dominical conamad auxilio professor ajuda professor subsídio professor auxílio professor subsidio comentario ebd comentário bíblico ebd professor mestre comentário biblico escola dominical comentario biblico escola bíblica comentario bíblico pregação pregador palestra estudo bíblico bíblico
Texto Áureo

“E escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os pôs por cabeças sobre o povo; maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta e maiorais de dez.” Ex 18:25

Verdade Aplicada

A unção e o chamado são qualidades indispensáveis a um líder, mas a capacidade de ouvir e aprender são imprescindíveis para o avanço ministerial.

Objetivos da Lição

Mostrar o valor dos sábios conselhos e como o ensino cristão deve ser priorizado;
Aprender a relevância de estar em consonância com a Palavra de Deus;
Ensinar a importância da aplicação da Palavra de Deus na vida cotidiana.

Textos de Referência

Ex 18:17-24

Introdução

A ilustre visita de seu sogro, que trazia consigo pessoas muito queridas, bem como os sábios conselhos administrativos ligados ao campo jurídico, revolucionaram o trabalho de Moisés e a história de Israel.

Em elaboração


1. Moisés recebe Jetro

A visita de Jetro influenciou a vida de Moisés. Jetro era um sacerdote experiente, um homem do deserto. Moisés, seu genro, era um homem de extraordinário potencial e era possuidor de um “espírito ensinável”, uma qualidade do líder que deseja ter sucesso diante de Deus e dos homens.

Em elaboração

1.1 O encontro entre o sogro e o genro

Em elaboração

1.2 O sacerdote e o líder

Em elaboração

1.3 A visão descentralizadora de Jetro

Em elaboração


2. Os sábios conselhos de Jetro

Sem perceber, Moisés é observado por seu sogro Jetro, que notou a ineficiência de seu trabalho. O conceito de autoridade delegada de Jetro é sem dúvida um dos maiores fundamentos de liderança no mundo inteiro. Observemos o elemento principal desse estilo de liderança:

Em elaboração

2.1 O segredo de Jetro

Em elaboração

2.2 Conhecendo a cartilha divina

Em elaboração

2.3 Homens de qualidade para liderar

Em elaboração


3. Lições práticas

As palavras de Jetro são palavras poderosas que, postas em prática, podem causar grande impacto tanto em líderes quanto em seus liderados. A tônica é conhecer para ser responsável. Quando um povo está cheio de conhecimento, não dá trabalho a seus líderes, eles trabalham com seus líderes.

Em elaboração

3.1 Pessoas sábias planejam antes de agir

Em elaboração

3.2 Ensinar o caminho em que se deve andar

Em elaboração

3.3 Homens selecionados

Em elaboração


Conclusão

O líder cristão, por mais capacitado que seja, não conseguirá realizar suas tarefas sem a ajuda de auxiliares. Ninguém pode fazer a obra de Deus sozinho. O líder cristão precisa de conselheiros dados por Deus que o ajudem. Sigamos o exemplo de Moisés que, ouvindo sábios conselhos, conseguiu conduzir o povo de Deus até à Terra Prometida.


Fontes Consultadas:

Bíblia Sagrada ARC/ARA/ACF/TB/BV/RV/NTLH
Moisés, O Legislador de Israel (revista EBD professor) – Editora Betel – 2º Trimestre 2015 – Lição 06

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore conosco: escreva seus pontos de vista, opiniões ou críticas. Contamos contigo neste trabalho