segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

EBD Editora Betel - Vivendo a Felicidade no Lar


Assembleia de Deus CONAMAD
Lição 06 – 07 de fevereiro 2016
Revistaebd Revista escola bíblica dominical editora betel conamad Passagem bíblica trecho bíblico bíblia como estudar teologia bíblia escola dominical escola dominical betel escola biblica betel escola bíblica betel escola dominical conamad auxilio professor ajuda professor subsídio professor auxílio professor subsidio comentario ebd comentário bíblico ebd professor mestre comentário biblico escola dominical comentario biblico escola bíblica comentario bíblico pregação pregador palestra estudo bíblico bíblico
Texto Áureo

“A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa.” Sl 128.3

Verdade Aplicada

A Felicidade é a busca de todo homem e é a sua maior motivação. Como Deus é a fonte da felicidade, podemos alcançá-la praticando o temor a Ele e a obediência à Sua Palavra.

Objetivos da Lição

O Mostrar que a família é o maior bem que a sociedade tem;
O Destacar que o plano de Deus para a humanidade está centrado na família;
O Ressaltar que aceitar Deus no casamento é receber a Sua graça e fazer com que a família seja estruturada e feliz.

Textos de Referência

Sl 128.1-6


Introdução

O projeto de Deus para o Casamento é de uma família harmoniosa e feliz. A Bíblia descreve de forma maravilhosa a felicidade da família quando esta concentra-se nos princípios e ensinamentos divinos.

Em elaboração (aguarde)


1. Mulher: videira frutífera

No salmo 128, a mulher é comparada à videira, que produz uva, origem da fabricação do vinho, símbolo da alegria, alegoria de uma mulher feliz no seu lar. Assim como uma vinha produz muitos frutos, a mulher que teme ao Senhor frutificará e dará muitos frutos.

1.1 A polivalência da mulher
1.2 Comer do trabalho das suas mãos
1.3 A felicidade de temer ao Senhor


2. Filhos: plantas de oliveira

A Palavra de Deus é muito clara quanto a colocar os filhos à roda da tua mesa (Sl 128.3). Significa que os pais não podem abrir mão da educação e dos ensinamentos da Palavra de Deus. No salmo 128, os filhos são comparados à oliveira, que produz azeite, o símbolo de fertilidade.

2.1 Os filhos são herança do Senhor
2.2 A educação cristã começa dentro de casa
2.3 O exemplo cristão dos pais faz a diferença


3. Netos: herança do Senhor

O homem que teme ao Senhor tem a promessa de vida longa, isto é, a longevidade de dias e a recompensa de ver os frutos dos frutos, que representam mais uma corda do coração: os netos.

3.1 Ver os netos, não criá-los
3.2 Viver para ver os filhos dos teus filhos
3.3 A bondade de Deus e a distribuição de bênçãos


Conclusão

Enquanto não atentarmos para a Palavra de Deus concernente ao casamento e à família, não teremos a felicidade tão almejada. Não adianta pedir conselhos, participar de encontros de casais, simpósios, seminários, palestras, chás e outros, se não colocarmos em prática os Seus ensinamentos.


Fontes Consultadas:

Bíblia Sagrada ARC/ARA/ACF/TB/BV/RV/NTLH
Casamento e Família (revista EBD professor) – Editora Betel – 1º Trimestre 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colabore conosco: escreva seus pontos de vista, opiniões ou críticas. Contamos contigo neste trabalho